Otimismo

Otimismo cultivado

É o Amor que não se cansa,
Acendendo em nossas almas
luz de nome Esperança.


(Cornélio Pires) .
Médium: Francisco Cândido Xavier.

Do livro "Degraus da Vida", edição CEU.































domingo, 25 de dezembro de 2011

CAMPO EXCELENTE



Penetraste os escaninhos da Doutrina Espírita e te deixaste imbuir de convicções sérias, uma vez que ela te parece a renovação do Cristianismo puro.


E, de fato, o Espiritismo é o campo excelente onde podes realizar as tuas expectativas.


Não te exige rituais nem te ameaça com a execração e a ignomínia; não te pressiona com o inferno nem tampouco te ilude com um céu de fancaria.


Não possui nenhum símbolo nem terrenos consagrados; existe sem convenções e sem exigir dos seus profitentes nenhum pagamento ou dízimo.


É escola bendita que te ensina a perdoar, amando; a ter piedade, auxiliando; a corrigir, ensinando. Aponta as soluções e não os problemas.


Coloca a possibilidade da cura sem valorizar a doença.
É doutrina de revitalização espiritual e reeducação social, ensinando a viver na prática os preceitos morais do Cristo.


Não teoriza acerca da compaixão porque te encaminha a agir na caridade.


A Doutrina Espírita não indaga qual a religião do próximo, mas ensina a respeitar todas as crenças.
Concita ao trabalho construtivo e ao labor do estudo, para melhor aprimoramento do ser.


Não ostenta nenhum formalismo religioso nem elege lideranças dentro dela.


Elucida sobre a evolução do ser e afirma o progresso incessante do Espírito, pelo burilamento da reencarnação.


Convida á resignação estimulando-te, contudo, a que encontres a solução para os problemas.


Não tem opiniões dogmáticas e sim doutrinárias, mas tampouco tem a pretensão de ter dito a última palavra sobre qualquer assunto, embora te apresente conceitos fundamentados na lógica e na razão.


A ninguém critica ou aponta, evitando constranger os que ainda não estão de posse dos tesouros do amadurecimento espiritual.


Simplifica a vida de seus adeptos e um único tópico realça em meio à abundância dos seus ensinamentos: " fora da caridade não há salvação".


Não se arroga direitos nem te cobra deveres, apenas aponta os rumos.


Em toda obra da codificação não encontrarás aleivosias, fantasias ou mistérios.


Esta é a religião que escolheste para te guiar os passos. Faze bom uso desta escolha adotando a conduta que se deve esperar de quem possui tal código porque, mais do que uma religião, filosofia e ciência, A Doutrina Espírita é um código de vida cristã, o mais perfeito já elaborado até os dias de hoje.


Deixa-te tomar pelo impositivo do ideal espírita e sê um pilar a sustentar este ideal; sê a viga poderosa que mantém de pé o teto em que te abrigas.


Esparze a idéia espírita e onde houver destruição, ajuda a reconstruir; onde grassar a indisciplina e a rebeldia, leva a ordem e restabelece o equilíbrio.
Se o pessimismo e o desânimo estiverem presentes, afugenta-os com a alegria imorredoura dos que conhecem a paz. Podes ser de grande auxílio, beneficiando a todos que de ti se aproximarem, basta que faças a tua
parte de irmão em Cristo.
Amélia
 Lar Espírita Chico Xavier, página psicografada por Vera Cohim em10/03/97.

TUA SOLIDÃO




Tu te sentes só, abrigando em ti ansiedade mórbida acerca do assunto.

A solidão é punição cruel, para ti, e ainda que estejas rodeado pelos familiares e os amigos te cerquem, és uma ilha, isolado do gênero humano, por intensa solitude.

Tens, entretanto, comportamento conflitante, pois, apesar de detestares a solidão, foges ao convívio social, produzindo em ti a gênese de neurose peculiar.

Reflete sobre esta neurose que pouco a pouco se instala. Analisa o vazio que sentes e que te sufoca, e, verificarás, que tua solidão é a ausência de Deus, dentro de ti.

Esqueceste-O no afã das conquistas materiais, perdendo o norte que te conduzia a Ele. E assim, sofres, saudoso de Sua presença, em imensa solidão.

Reclamas das noites que se alongam, porque só enxergas a escuridão erma do espaço vazio; não vislumbras as estrelas, porque teus olhos cerraram para as belezas da Criação.

E, enquanto a insônia cruel te mantém desperto, de olhos abertos, te encontras, todavia, lamentavelmente adormecido em espírito.

Tantas tarefas requisitam o teu auxilio! 

Tantas almas precisam da tua ajuda! Teu egoísmo não te permite vê-las, porque contemplas tão somente a tua amargura e soledade.

Não estás só! Nunca estarás! Perto de ti, almas confrangidas.

Aguardam o teu auxílio, enquanto os Espíritos bondosos se aproximam de ti. Não os sentes, uma vez que estás absorvido em ti mesmo e no mundo frio que te envolve.

Desperta! Sai para o calor que só o amor e a caridade propiciam àqueles que se dispõem a servir. Esquece o isolamento em que te encarceras; abre o mais radioso sorriso e confirma que a vida é bela.

Agradece esta dádiva que recebeste, suavizando-te as dores alheias, consolando os que choram, alimentando os que têm fome, formando, assim, companhia permanente na família da compaixão, do amor e da caridade.

Desse modo não mais te sentirás só, e o vazio dentro de ti será permanentemente preenchido pela presença amiga de Jesus.

Lar Espírita Chico Xavier
 Psicografado por Vera Cohim pelo Espírito Amélia

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

RECEITA PARA MELHORAR

Dez gramas de juízo na cabeça.
Serenidade na mente.
Equilíbrio nos raciocínios.
Elevação nos sentimentos.
Pureza nos olhos.
Vigilância nos ouvidos.
Lubrificante na cerviz.
Interruptor na língua.
Amor no coração.
Serviço útil e incessante nos braços.
Simplicidade no estômago.
Boa direção dos pés.


- Uso diário em temperatura de boa vontade.

JOSÉ GROSSO.